A técnica da terraplanagem consiste em deixar a área nivelada, pronta para receber a estrutura da construção. Esse resultado é obtido por meio da realização de cortes e retiradas do excesso de terra do solo, sendo depois reutilizado para preencher espaços íngremes, deixando toda a região plana e firme.
É dividida em três etapas: desmatamento (retirada de parte da vegetação do terreno, de acordo com o órgãos da região responsáveis), destocamento (remoção ou queimada do entulho proveniente do desmatamento) e limpeza do terreno onde será erguida a construção.
A terraplanagem pode ser feita de diversas maneiras. A escolha irá depender do objetivo da obra e tipo de solo do terreno, identificado após análise completa de toda a região que será construída.
OS PRINCIPAIS MÉTODOS DA TERRAPLANAGEM
Drenagem: Escoamento da água
Escavação: Remoção do excesso de terra
Demolição: Derrubada de uma construção antiga para outra nova no lugar
Aterramento: Colocar outro tipo de terra no espaço que será construído, geralmente terra vermelha
Destocamento: Remoção de restos de árvores e plantas
Compactação do solo: São utilizados rolos compressores para estabilizar todo o terreno
Fazer a terraplanagem é fundamental na construção civil, e para conseguir realizar essa tarefa de forma otimizada, existem diversas máquinas e ferramentas específicas para esse processo. Por isso, é importante avaliar qual método será utilizado, pois uma vez que o procedimento for mal executado, pode gerar consequências graves como erosão ou deslizamento de terra.